Operação foi deflagrada em Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina; grupo é investigado por estelionato, lavagem de dinheiro e fraudes eletrônicas

Uma operação interestadual deflagrada nesta quarta-feira (6) desarticulou uma suposta associação criminosa especializada em fraudes com veículos de luxo. Segundo a Polícia Civil de Goiás, os suspeitos aplicavam golpes milionários por meio da comercialização fraudulenta dos automóveis. A ação resultou no sequestro de cerca de R$ 1 milhão e no cumprimento de mandados em três estados brasileiros.
Batizada de Operação Mensa Ficta, a ofensiva contou com apoio das polícias civis de Minas Gerais e Santa Catarina. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados judiciais — sendo seis de prisão preventiva e seis de busca e apreensão — nos municípios de Pires do Rio (GO), Ituiutaba (MG), Joinville (SC) e Chapecó (SC).
As investigações apontam que o grupo praticava estelionato com uso de tecnologia, além de lavagem de dinheiro e falsificações na venda dos veículos de alto padrão. Em Joinville, onde se concentrava a maior parte dos alvos, foram executados três mandados de busca e dois de prisão. Em Chapecó, a polícia cumpriu dois mandados de prisão e um de busca. Já em Pires do Rio e Ituiutaba, um mandado de cada tipo foi cumprido em cada cidade. As investigações continuam.