Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Baleia jubarte é encontrada morta na Praia do José Menino, em Santos

Animal em avançado estado de decomposição foi identificado por equipe do Instituto Gremar durante ação de monitoramento ambiental

Créditos: Instituto Gremar / divulgação

Uma baleia jubarte foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (24) na Praia do José Menino, em Santos, no litoral de São Paulo. O Instituto Gremar foi acionado para atender à ocorrência por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), estruturado pela Petrobras e coordenado em São Paulo pela empresa Mineral Engenharia e Meio Ambiente.

O animal, já em avançado estado de decomposição, media cerca de 11 metros de comprimento. Amostras foram coletadas para análises laboratoriais no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, localizado no Guarujá. A expectativa é que os exames possam identificar com mais precisão a causa da morte.

O PMP-BS é um projeto conduzido pelo Ibama para o atendimento de condicionantes ambientais do licenciamento das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. A iniciativa avalia os impactos dessas atividades sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos, realizando o monitoramento costeiro e atendimento veterinário a animais vivos ou necropsias em casos de óbito.

O projeto abrange o litoral entre Laguna (SC) e Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Gremar é responsável pelo monitoramento do Trecho 9, que vai de São Vicente até Bertioga, no litoral paulista.

Para acionar o serviço de resgate de animais marinhos, vivos ou mortos, o telefone de contato do projeto é 0800 642 3341. Mais informações estão disponíveis no site oficial do programa: www.comunicabaciadesantos.com.br.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *